Especialidades e tratamento

HIPERPLASIA DA PRÓSTATA

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como próstata aumentada, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente com mais de 50 anos. É uma doença que afeta cerca de 70% dos homens acima dos 70 anos.

Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida.

É diferente de tumor maligno de próstata (câncer de próstata), o HPB é um aumento benigno da próstata, e não é fator de risco para câncer. É possível ter HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo.

A próstata está localizada abaixo da bexiga e envolve uma parte da uretra, que é o canal que a urina é eliminada do organismo. O aumento da próstata pode bloquear a passagem da urina pela uretra, o que leva a diminuição do jato de urina, aumento da vontade de urinar e sensação de esvaziamento da bexiga incompleto. Entretanto, esses sintomas urinários nem sempre significam que a próstata esteja aumentada.

Complicações se não tratada:

  • Retenção Urinária Aguda
  • Sangramento urinário
  • Insuficiência Renal
  • Cálculo de bexiga urinaria
  • Infecção do trato urinário – prostatite.
  • Divertículos da bexiga urinária

Pacientes com sintomas leves podem ser acompanhados, com reavaliações programadas.

O tratamento clínico envolve medicações que ajudam na eliminação da urina pela bexiga, aliviando os sintomas.

O tratamento cirúrgico consiste em desobstruir o canal da urina, que pode ser realizado de forma endoscópica, laparoscópica ou aberta. O tratamento de eleição é o tratamento endoscópico para a maioria dos casos, como a Ressecção Endoscópica de Próstata, procedimento minimamente invasivo, que proporciona menor tempo de internação, rápida recuperação com breve retorno do paciente ao trabalho. Outras opções: enucleação prostática, vaporização a laser – Green light, embolização prostática e a cirurgia aberta.

Precisa de consultar com um Urologista em Montes Claros? Agende aqui de forma rápida e fácil!

Open chat