De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que 66 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil a cada ano entre 2020 e 2022.
A doença possui ainda alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da doença, são eles:
- Idade
O risco do câncer de próstata aumenta conforme a idade avança. A cada dez homens, diagnosticados com o tumor, nove tem mais de 55 anos.
- Histórico familiar
Homens que possuem no histórico familiar, parentes próximos que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco da doença.
- Sobrepeso e obesidade
Fatores de risco de diversas doenças, o sobrepeso e a obesidade levam a um risco maior de desenvolvimento do câncer de próstata.
O melhor caminho para evitar o câncer de próstata é através da mudança de hábitos diários como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, evitar o tabagismo e o alcoolismo.
Lembre-se, a melhor forma de identificar o tumor é através do exame de toque, onde o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata. Caso não possua fatores de risco, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos. Homens com fatores de risco devem realizar anualmente a partir dos 45 anos.
Quando diagnosticado de maneira precoce, o câncer de próstata possui bom prognóstico e está entre os tumores mais curáveis.